Após a CNN Brasil e a Jovem Pan cancelarem os debates dos dias 6 e 9 de agosto, por não conseguirem a confirmação das presenças de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), as emissoras Band e TV Cultura, o portal de notícias UOL e o jornal Folha de S.Paulo farão um debate conjunto com os candidatos à presidência da República. A data prevista para o encontro é dia 28 de agosto.
O formato, que reúne diversas emissoras, é conhecido no jargão jornalístico como ‘pool’. O encontro será nos estúdios da Band, em São Paulo. Os veículos fizeram uma parceria com o Google e o Youtube.
Anúncio surge após Lula reforçar sua proposta de que três debates fossem realizados por um grupo de emissoras. Em junho, a federação formada por PT, PSB, PCdoB, Psol, Rede, PV e Solidariedade enviou um ofício à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e à Associação Nacional de Jornais (ANJ) defendendo a realização de debates por uma união de emissoras e demais veículos interessados.
Como Bolsonaro decidiu não comparecer a nenhum debate eleitoral do primeiro turno, a equipe do petista avalia que, sem o atual presidente, Lula se tornaria, automaticamente, o foco dos ataques por parte dos outros candidatos.
Além do debate marcado para o dia 28 de agosto, ainda estão confirmados os encontros do dia 2 de setembro, na RedeTV!; o de 8 de setembro, organizado pelo Jornal O GLOBO, Valor e CBN; o da TV Aparecida, no dia 13 de setembro; o do dia 24 de setembro, do SBT, Estadão, Veja e Rádio Nova Brasil FM; e o debate do dia 29 de setembro, na TV Globo.