(Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)
O Flamengo foi surprendido pelo Athletico-PR na noite de quarta-feira (27), e não saiu de um empate sem gols, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo confronto de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O time carioca criou inúmeras chances, acertou a trave e teve bola tirada em cima da linha. Não era a noite do Mengão.
Os times voltam a se enfrentar no dia 17 de agosto, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. Quem vencer estará classificado à semifinal, enquanto um novo empate forçará a vaga nas cobranças de pênalti.
Quem avançar enfrentará São Paulo ou América-MG, que se enfrentarão nesta quinta-feira, na capital paulista.
O Flamengo mandou no primeiro tempo. Teve maior posse de bola e finalizou mais vezes ao gol, contudo, não conseguiu tirar o zero do placar. A primeira grande chance saiu aos dez minutos, quando Filipe Luís cruzou da esquerda e Pedro desviou de calcanhar para ótima defesa do goleiro Bento.
Superior em campo, o Flamengo trocou passes na entrada da área do Athletico-PR e também arriscou chutes de longe. Aos 19, Gabriel finalizou cruzado, Bento espalmou e Pedro não conseguiu desviar para as redes. Foi assim também com o lateral-direito Rodinei aos 21, que também chutou, mas pela linha de fundo.
Com a sequência da partida, o Flamengo apertou o passo e seguiu dando trabalho ao adversário. Aos 30, João Gomes cruzou da esquerda e Gabriel, livre de marcação, finalizou por cima do travessão, sendo até um pouco displicente.
Para não falar que o Athletico-PR somente ‘assistiu’ o Flamengo jogar, os paranaenses fizeram pela primeira vez aos 45 minutos, quando Terans tocou para Fernandinho dentro da área e o volante chutou para fora.
No segundo tempo, o Flamengo seguiu mandando em campo. Aos quatro minutos, Arrascaeta cobrou escanteio da direita e Pedro cabeceou na trave. Já o Athletico-PR não abriu mão da sua postura extremamente defensiva e não saiu para o ataque, nem mesmo em contra-ataques, tamanha a marcação dos defensores cariocas.
A morosidade do Athletico-PR somente alimentou a vontade do Flamengo em seguir em busca do primeiro gol. Aos 21 minutos, Pedro ajeitou para Gabriel, ele finalizou e Khellven tirou em cima da linha. Não demorou e quatro minutos depois Gabriel apareceu novamente no ataque e acertou o travessão do goleiro Bento.
Assim como na etapa inicial, o Athletico-PR saiu para o jogo apenas depois dos 40 minutos. E aos 42 o Maracanã quase se calou. Após cobrança de falta, a bola sobrou na segunda trave para o zagueiro Matheus Felipe, que finalizou na rede pelo lado de fora. A melhor chance do Furacão na partida.
Os minutos finais foram tensos. O Flamengo seguiu rodeando a área do Athletico-PR. Enquanto os paranaenses apostaram nas jogadas pelo alto, como aconteceu aos 46, quando Erick cabeceou muito perto do travessão do goleiro Santos.
Antes do apito final, David Luiz ainda foi expulso por mandar o juiz tomar no cu, deixando o rubro-negro com um homem a menos nos segundos finais da partida.