Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia/
Mais de 42 mil torcedores do Bahia, aplaudiram o empate do Bahia com o Grêmio na Arena Fonte Nova. Um jogo equilibrado, embora que no segundo tempo o Tricolor foi melhor, e a torcida reconheceu. O time foi bem escalado pelo Enderson Moreira. que fazia a sua estreia diante da torcida do Esquadrão. Já no finalzinho Davó que entrou no lugar do apagado Rai, por pouco não marca, depois de uma jogada com o Jacaré, colocou a bola na trave. Mugni, Matheus Bahia, e o Davó, foram os destaques do jogo. A torcida Tricolor bateu o recorde este ano, com mais de 40 mil torcedores.
O que mostrou o time hoje, foi muito mais, que o treinador anterior o Guto Ferreira. Mais compactado, e atacando nos dois lados do campo. Duas equipes muito parecidas, mas a verdade é que a torcida fez a diferença na atuação do Tricolor.
No primeiro tempo, os times ficaram devendo futebol e os goleiros quase não trabalharam. O Bahia encontrou muita dificuldade para criar com a bola no chão, especialmente pelo lado direito com André e Raí. A solução foi apostar em bolas pelo alto para Rodallega, que criou as melhores chances, as duas de cabeça, porém mandando pela linha de fundo. Já o Grêmio também não conseguiu ser agressivo, e teve sua melhor oportunidade em chute de Janderson. No último lance da primeira etapa, no cruzamento de Lucas Mugni, o zagueiro Ignácio caiu na área e Gabriel Grando ficou com a bola. O árbitro Raphael Claus esperou a revisão do VAR, mas não foi chamado para rever o lance na cabine.
No segundo tempo, finalmente aconteceu uma chance clara de gol, e para o Bahia, aos 6 minutos. Mugni recebeu na direita e cruzou rasteiro para Rodallega, que finalizou de primeira e exigiu boa defesa do goleiro Gabriel Grando. O Esquadrão seguiu melhor em campo, pressionando, e sempre chegando com Rodallega, que finalizou duas vezes por cima do gol, antes de exigir outra grande defesa do goleiro gremista, perdendo mais uma boa chance de marcar. Aos 46, outra grande chance para o Tricolor Baiano, com Matheus Davó na cara do gol finalizando na trave.
Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia deixa a capital baiana e visita o lanterna Vila Nova, na próxima sexta-feira (08), às 19h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Já o Grêmio enfrenta o Náutico no mesmo dia, às 21h30, na sua Arena, em Porto Alegre (RS).
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 0 GRÊMIO
BRASILEIRO DA SÉRIE B (16ª rodada)
LOCAL: Arena Fonte Nova, em Salvador
DATA E HORA: 03/07/2022 (domingo), 16h
ÁRBITRO: Raphael Claus (FIFA-SP)
ASSISTENTES: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA-SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
BAHIA
Danilo Fernandes; André, Ignácio, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Emerson Santos, Mugni e Daniel; Raí e Rodallega. Técnico: Enderson Moreira.
GRÊMIO
Gabriel Grando; Rodrigo, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos, Bitello, Janderson, Campaz e Elias; Diego Souza. Técnico: Roger Machado.