Por Henrique Brinco
Uma fala do governador Rui Costa sobre a manutenção de obras em Salvador causou reação dos aliados do prefeito Bruno Reis (UB). Durante o Papo Correria desta semana, o petista criticou a manutenção de obras do Estado que estão sob responsabilidade da gestão municipal.
“Eu não consigo entender, estou indignado. Hoje eu passei na região da 29 de Março e o mato está maior que minha altura. O mato tomando conta das laterais da Avenidas 29 de março, o mato tomando conta, caindo sobre a via da Gal Costa… Eu peço, faço um apelo público aqui ao município de Salvador: por favor, cuidem das avenidas! São avenidas largas, bonitas, que nós construímos”, criticou o governador.
Rui ainda sugeriu que o prefeito “se envolva menos com a política”. “Diminui um pouco a atividade política e cuida um pouco da nossa cidade. Nós fizemos avenidas tão bonitas”, disse Rui, antes de citar outro ponto com problemas em Salvador. “Eu passei hoje na Avenida Pinto de Aguiar e as plantas tudo morrendo, sem cuidado. A gente entregou a via tão bonita, a ciclovia tão bonita. A ciclovia do Bairro da Paz está cheia de lixo também. Por favor, vão lá, coletem o lixo do Bairro da Paz. Cortem o mato da Gal Costa”.
No dia seguinte, aliados do gestor se manifestaram. Vice-líder do governo na Câmara de Salvador, o vereador Kiki Bispo (União Brasil) rebateu a fala. “Sugiro que, nas suas andanças por Salvador, o governador dê uma passada pelo Centro de Convenções; não o novo, construído pela prefeitura, mas o antigo, em situação de total abandono cinco anos depois do desabamento de parte da estrutura. Pode aproveitar e verificar também como está o Solar Boa Vista, um espaço de enorme importância histórico-cultural tomado pelo lixo e vegetação há muito tempo. O abandono nos espaços do governo em Salvador é vergonhoso”, afirmou.
O vereador lembrou ainda o descaso do governo nos últimos anos com os parques públicos de Salvador, como Pituaçu, São Bartolomeu, Costa Azul e o Dique do Tororó, onde as estátuas dos orixás não passam por manutenção há 20 anos. “Beira o desleixo a atitude do governo do Estado com esses importantes espaços de lazer e preservação ambiental”, apontou Magalhães.
O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) afirmou que os ataques do governador prefeitura de Salvador, na visão dele são reflexo do nervosismo eleitoral “porque o candidato dele não decola”. “O governador anda nervoso porque vê que o candidato dele não cresce, e não é de agora, em todas as pesquisas, inclusive nas internas, ele não sai do lugar. Por outro lado, Rui Costa abandonou de vez o governo. Na nossa capital, temos uma onda desenfreada de violência, tiroteios quase diários, assaltos a estabelecimentos é uma regulação que não funciona”, denunciou Alan Saches.