A prefeitura de Salvador junto com o governo de Portugal, na Europa, vão elaborar projetos sociais contra à pobreza. A reunião de discussão sobre o assunto aconteceu no último sábado (11) durante visita de uma comitiva portuguesa à capital baiana. A prefeitura foi representada pela vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT).
Do governo português estiveram presentes a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos, e o Cônsul Geral na Bahia, Jorge Fonsêca.
A vice-prefeita da capital baiana explicou sobre as iniciativas da área social desde 2013 e foi convidada a participar da agenda oficial nas cidades de Matosinhos e Lisboa para construir conjuntamente projetos voltados para a área.
“Somos países irmãos, com tanta coisa em comum. Será uma honra para nós de Salvador, que avançamos tanto nas políticas sociais nos últimos anos, poder dividir as nossas experiências e trabalhar conjuntamente com os portugueses para avançarmos juntos”, disse Matos.
A proposta portuguesa tem entre os objetivos reduzir a taxa de pobreza para 10% da população, ou seja, retirar 660 mil pessoas da situação de pobreza até 2030. A meta do governo português reduzir para metade a pobreza das crianças, retirar 170 mil crianças desta condição durante o mesmo período de tempo.
Foram definidos seis eixos prioritários de intervenção, em estreita articulação com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.