Neste sábado (4), ao participar da plenária territorial do Programa de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, em Itabuna, o governador Rui Costa (PT), que cumpriu agenda desde sexta-feira (3) na cidade de Ilhéus, questionou a capacidade de gestão e as promessas do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). “Quem em 10 anos não conseguiu ofertar preventivo para as mulheres de Salvador vai cuidar da saúde da Bahia?”, questionou Rui.
O governador lembrou que o grupo ao qual pertence tem o reconhecimento público por construir 26 policlínicas regionais de saúde e, junto com Jaques Wagner, entregar 20 novos hospitais em 16 anos.
Ao lado dos também pré-candidatos ao Senado, Otto Alencar (PSD), e a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), Rui lembrou que garantiu ao ex-prefeito a aquisição de terrenos pelo governo do Estado para que o Município implantasse creches em Salvador por meio do Brasil Carinhoso, programa do governo federal, mas que o ex-gestor não foi capaz de construir uma creche sequer na capital. A plenária para o território do Litoral Sul foi a primeira com participação do governador.
“Setenta por cento dos estudantes de Salvador só têm escola fundamental porque estudam na escola estadual”, criticou Rui Costa ao lembrar que a garantia do ensino fundamental é obrigação do Município e foi negligenciada pelo ex-prefeito.
Com a participação de mais de 8 mil pessoas, esta foi considerada a maior plenária já realizada nesta pré-campanha do time apoiado por Lula na Bahia.