A maior competição de futebol de base do Brasil vai começar. A partir deste sábado (2), 40 equipes baianas começam a disputar a 12ª edição da Copa 2 de Julho sub15. Em 2022, o torneio vai priorizar as equipes baianas, como clubes profissionais e seleções municipais, além de seis equipes que conquistaram vagas após disputarem a fase regional do torneio. A final está programada para o dia 13 de julho, no estádio de Pituaçu, em Salvador.
Uma das novidades desta edição foi a realização da fase regional e classificatória do torneio, dividida em seis regiões da Bahia, sendo disputada por 96 equipes do interior. A equipe campeã de cada região garantiu vaga direta para a disputa da fase principal da competição.
As seis equipes vencedoras das regionais foram: Santo Antonio de Jesus/EDB, Capim Grosso, Itapitanga, Barreiras, Ds Academy e Canaã, que vão se juntar com as já tradicionais Bahia, Vitória, Lusaca, São Francisco do Conde, Galícia, Bahia de Feira, Jacuipense, Leônico, Catuense, dentre outras.
Diferente das edições anteriores, quando havia a participação de equipes de fora do estado e até de outros países, a 12ª edição da Copa 2 de Julho será realizada com 40 times da Bahia. A ideia, segundo a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre), idealizadora e organizadora do torneio, é permitir que mais equipes baianas pudessem disputar o torneio tradicional.
“Nesse formato, a gente garante que um time do interior, de cada região do estado, dispute a Copa 2 de Julho com outras equipes já tradicionais da Bahia. As seis equipes classificadas vão participar com todos os custos de deslocamento, alimentação, hospedagem e lavanderia pagos pela Sudesb”, disse o diretor-geral da Sudesb.
O torneio será disputado em cidades-sede e o formato da competição continua igual às edições anteriores. “As agremiações estão divididas em oito grupos, com cinco times, que se enfrentam e os dois melhores de cada chave avançam à fase mata-mata”, destacou o coordenador da competição, Sinval Vieira.
Jogos
Pelo grupo A, o Bahia estreia na competição contra o Redenção, sábado (2), às 15h30, no Centro de Treinamento do Bahia, em Dias D’ávila; enquanto o Vitória pega o Ypiranga, no mesmo dia, às 10h, no Barradão, pelo grupo B.
Além de Salvador, mais sete cidades serão sedes da Copa 2 de Julho: Lauro de Freitas, Feira de Santana, Conceição de Feira, Mata de São João, Cachoeira, Saubara, Catu, Dias D’Ávila.
Veja a tabela completa:
Confira os grupos:
Grupo A: Dias D’Àvila
Bahia, Redenção, Juazeirense, Cajazeiras e Santo Antônio de Jesus;
Grupo B: CT do Vitória
Vitória, Botafogo-BA, Capim Grosso, Estrela de Março e Ypiranga;
Grupo C: Cachoeira e Saubara
Saubara, São Francisco do Conde, Cachoeira, Candeias e Lusaca;
Grupo D: Parque Santiago e Pituaçu
Camaçariense, Salvador, Galícia, Itapitanga e Juazeiro;
Grupo E: Feira de Santana
Bahia de Feira, Real Recôncavo, Fluminense, Academia de Futebol Lucas Quirino de Barreiras e Astro;
Grupo F: Fazendão
Jacuipense, DS Academy de Vitória da Conquista, Talentos de Aço, Camaçari e Leônico;
Grupo G: Amado Bahia/ Catu e Pojuca
Seleção de Mata de São João, Catuense, Catu, Pojuca e São Sebastião do Passé;
Grupo H: Itinga
Seleção de Lauro de Freitas, Atlântico, ABB, Simões Filho e Canaã.
Fonte: Ascom/Sudesb