O Governo do Estado da Bahia anunciou neste sábado (28) que vai enviar 14 bombeiros militares especializados em salvamentos, soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas para Pernambuco.
Os militares seguem para Recife neste domingo (29) pela manhã. O objetivo é atuar em apoio aos militares e a população pernambucana que sofrem por conta das fortes chuvas que atingem o estado.
O grupamento baiano será comandado pelo tenente-coronel Valdir Ferreira, a equipe vai se deslocar com três veículos tipo pick up. Os militares baianos estarão equipados com materiais de busca e resgate em estruturas colapsadas.
30 mortes somente neste sábado em Recife
Somente neste sábado (28), 30 mortes em deslizamentos de barreira foram confirmadas no Grande Recife. Com isso, aumentou para 35 o número de óbitos devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana e a Zona da Mata desde segunda-feira (23).
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou 129 milímetros e o Recife contabilizou 150 milímetros até o início da tarde deste sábado (28).
Das 19h da sexta (27) às 10h deste sábado (28), a Defesa Civil do Recife recebeu 198 chamados da população, entre pedidos de vistoria e solicitações de lona plástica. O Samu Metropolitano do Recife recebeu 57 chamados nas últimas horas, sendo 26 para atendimentos na capital pernambucana, 22 para Jaboatão dos Guararapes e nove em Camaragibe.
Fonte: g1 Bahia