A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou 16 mortes e 721 pessoas feridas em acidentes de trânsito ocorridos no primeiro trimestre de 2022. Entre janeiro e março deste ano, a capital contou com 628 acidentes, dentre os quais 16 tiveram vítimas fatais e 612 deixaram feridos.
Diante disso, a prefeitura da cidade fará, neste mês, em alusão ao Maio Amarelo (mês da conscientização da segurança viária), uma ação de conscientização dos motoristas. No período, alguns pontos da cidade, como o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o viaduto do BRT, na Avenida ACM, estarão iluminados de amarelo.
Além da iluminação, a campanha, com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, envolve na programação cursos, palestras, ações educativas nas ruas, inaugurações e lançamentos de campanhas de mídia e de “um novo conceito comunicacional para a blitz de alcoolemia”.
A ação, que visa mostrar como todos que compõem o trânsito, aliados aos órgãos públicos, podem contribuir para a segurança viária, é realizada pela Transalvador, com a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).