A Dataprev processou R$ 750 bilhões em pagamentos em todo ano passado. Número que dá noção do tamanho da empresa pública, vinculada ao Ministério da Economia. Ela é responsável por fornecer tecnologia para a execução de programas sociais estratégicos do governo federal, como o processamento do pagamento mensal de benefícios previdenciários, a aplicação online que libera o seguro-desemprego e políticas assistenciais.
Para evitar fraudes nos pagamentos de benefícios, a Dataprev mantém três centros de processamento de dados, os data centers, responsáveis por realizar o cruzamento de informações e constatar possíveis irregularidades. Em entrevista a Voz do Brasil nessa quinta-feira, Gustavo Canuto, presidente da empresa, destacou que, em 2021, R$ 47 bilhões deixaram de ser gastos indevidamente graças a essa tecnologia.
Gustavo Canuto afirmou também que junto ao Ministério do Trabalho e Previdência, a empresa tem atuado para melhorar os processos de identificação de concessão de benefícios do INSS e a agilidade nas respostas aos segurados através de um sistema de automação.
De acordo com a Dataprev, em 2019, 4% dos requerimentos direcionados ao INSS foram despachados de maneira automática. Já em dezembro do ano passado, esse número subiu para 28%.
O novo aplicativo do Cadastro Único, lançado há pouco mais de um mês pela Dataprev, também foi lembrado pelo presidente da empresa. A ferramenta permite o auto-cadastramento e a modificação de informações pessoais, que depois são validadas pelos CRAS, Centros de Referência em Assistência Social. Segundo o Ministério da Cidadania, cerca de 80 milhões de pessoas com registro no banco de dados do Governo Federal podem acessar a plataforma
Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)