Segunda feira em Salvador amanhece debaixo de muita chuva e perigo de desabamentos e alagamentos
Foto K Oliveira/MN/
Chove muito em Salvador e região Metropolitana, desde da madrigada e continua chovendo. Segunda-feira começa para os soteropolitanos com ruas alagadas, engarrafamentos, e pistas escorregadias e perigosas devido ao volume de chuva. A Codesal recebeu em torno de 31 solicitações de atendimento, desde a madrugada de domingo (17). Considera-se alta a intensificação das chuvas, com risco para enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra, árvore ameaçando cair, pista rompida, ameaça de desabamento e infiltração.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta ep Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Defesa Civil Nacional, foram duas ameaças de desabamento, uma ameaça de deslizamento e quatro avaliações de imóveis alagados. As notificações ocorreram na Liberdade, Brotas, Cidade Baixa e Cajazeiras.
Os maiores acumulados de chuvas no período de 24h (atualizado às 17h25) foram registrados no Mirante de Periperi (72,8mm), Ilha dos Frades (70mm), Itacaranha (66,mm), Praia Grande (61,2mm) e Pirajá (56,8mm). De acordo com o Cemadec, até a próxima quinta-feira (21) haverá, em Salvador, a atuação de uma frente fria vinda da região Sudeste com possibilidade de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento.
O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) estará em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana. A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo gradativamente de intensidade.
Emergências ligar imediatamente para a Codesal, no número gratuito 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Redação MN