Foto Agencia Brasil/
Mais 22 refugiados ucranianos, entre mulheres e crianças, chegaram ao Brasil nesta segunda-feira (11). Eles desembarcaram em São Paulo e seguiram para Curitiba de ônibus. Essa operação foi coordenada por uma organização que reúne igrejas de várias denominações pelo mundo. Na capital do Paraná, vão ficar na Chácara da Primeira Igreja Batista de Curitiba, onde terão atendimento médico, apoio com documentação, vacinas e teste de covid-19. Na próxima semana, seguem para Prudentópolis, cidade paranaense marcada pela colonização ucraniana.
Os refugiados terão sustento garantido e vão ficar em nove apartamentos por um ano, como conta a diretora executiva da Associação Batista de Ação Social, Martha Zimmerman.
O grupo desta segunda-feira é o terceiro. O primeiro, com 29 pessoas, chegou no dia 18 de março e está em Guarapuava, outra cidade do interior do Paraná. Alguns já estão empregados e as crianças começaram a ir para escola.
No dia 26 de março cerca de outros cinquenta refugiados vieram para o Brasil e, na próxima quinta (14), está prevista a chegada de mais cinquenta.
Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi