Remo e Vitória se enfrentaram neste sábado, dia 9, pela estreia da Série C do Brasileiro. O jogo aconteceu debaixo de muita chuva em Belém (PA), atrapalhando as jogadas das equipes. O Leão Azul abriu o placar em um chute bonito de Leonan, de fora da área, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Brenner ampliou de pênalti. Nos minutos finais, Alisson Santos diminuiu para o Leão da Barra, mas sem tempo para uma reação.
Nos últimos anos, o Esporte Clube Vitória vem sofrendo com gestões fracassadas e descendo ladeira abaixo. Em 2018, caiu para Série B, e após ensaiar dois anos, acabou amargando a queda para Série C no ano passado, em meio a uma forte crise financeira, presidente afastado por acusação de gestão temerária, punição da FIFA por dívidas antigas, entre outros conflitos internos que seguem atrasando o lado do Leão e dificultando uma recuperação que a torcida espera. Neste sábado, o Rubro-Negro iniciou sua caminhada em busca do acesso à Série B, mas decepcionou no primeiro desafio, perdendo para o Remo por 2 a 1 no Estádio Evandro Almeida, em Belém do Pará. Ambos os times foram rebaixados no ano passado.
Debaixo de chuva e com um gramado encharcado e sem condição de praticar futebol por conta, os times pouco apresentaram no primeiro tempo. Porém, o Remo foi mais feliz e conseguiu marcar o seu gol aos 10 minutos, diga-se, um golaço de Leonan em um chute de muito longe. O Vitória até se lançou à frente, mas insistiu nos levantamentos para a área e não conseguiu agredir o adversário.
Na etapa final, o gramado melhorou, mas o Vitória fez pouco para mudar a sua situação no jogo e chegou com perigo apenas duas vezes, aos 29 e 30, mas faltou eficiência para buscar ao menos um empate fora de casa. Já o Remo conseguiu se manter mais no campo de ataque e aos 39 minutos ganhou um pênalti bastante contestado. Brenner foi para a cobrança e decretou a vitória por 2 a 0. Aos 43, o Leão descontou Alisson Santos escorando finalização de João Pedro.
Na próxima rodada, o Esporte Clube Vitória faz sua estreia em casa, enfrentando o Floresta-CE, no próximo sábado (16), às 20h30, no Estádio Manoel Barradas, pela 2ª rodada da Série C. Quatro dias depois, o Leão enfrenta o Fortaleza pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, no dia 20, às 19h, na Arena Castelão. Já o Remo encara o Manaus no sábado, às 19h, fora de casa. Na copa do Brasil, o time paraense enfrenta o Cruzeiro, na terça, às 21h30, no Estádio Baenão.
Em 2022, a primeira fase da Série C terá um turno único. Os 20 clubes se enfrentam e os oito melhores avançam para a segunda fase. Nesta, eles serão divididos em dois grupos, com quatro times cada, para confrontos de ida e volta dentro de cada chave. Os dois melhores de cada quadrangular garantem vaga na Série B de 2023, e os líderes de cada grupo avançam para disputar o título na final, em duelo de ida e volta.
FICHA TÉCNICA
REMO 2 X 1 VITÓRIA
BRASILEIRO DA SÉRIE C (1ª RODADA)
DATA E HORA: 09/04/2022 (sábado), 17h
LOCAL: Baenão, em Belém (PA)
ÁRBITRO: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
ASSISTENTES: Daniel de Oliveira Alves Pereira e Gustavo Mota Correia (ambos do RJ)
GOLS: Leonan e Brenner (Remo) / Alisson Santos (Vitória)
REMO
Vinícius; Ricardo Luz, Daniel Felipe, Marlon e Leonan; Anderson Uchôa, Paulinho Curuá e Marcel; Bruno Alves, Brenner e Rodrigo Pimpão. Técnico: Geninho.
VITÓRIA
Lucas Arcanjo; Alemão, Ewerton Páscoa, Rafael Ribeiro, Mateus Moraes e Salomão; João Pedro, Eduardo e Alan Santos; Roberto e Tréllez. Técnico: Geninho.