Os estudantes que querem isenção do pagamento da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 poderão pedir o benefício a partir do dia 4 de abril, na Página do Participante.
O prazo, que vai até o dia 15 do mesmo mês, vale, também, para justificativa de ausência dos isentos no Enem de 2021, que não puderam comparecer por algum motivo, e que desejam fazer as provas este ano sem esse custo.
No ano passado, o valor da inscrição foi de R$ 85,00.
Pode solicitar a isenção da taxa do exame, o estudante que está cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública; ou que cursou todo o ensino médio em escola ou como bolsista integral em escola privada, neste último caso, com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818,00.
Também tem direito à gratuidade pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, membro de família de baixa renda e inscrito no Cadastro único de Programas Sociais do Governo Federal. Basta informar o Número de Identificação Social.
A lista com os documentos necessários para solicitar a isenção da taxa do Enem 2022 foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira.
Os resultados dos pedidos vão ser disponibilizados no dia 22 de abril na Página do Participante. Quem tiver a isenção negada, pode recorrer entre os dias 25 e 29 de abril. O resultado do recurso sai no dia 6 de maio.
A aprovação do pedido de isenção da taxa ou da justificativa de falta no Enem de 2021 não garante inscrição para as provas deste ano. O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ainda vai publicar o edital com as datas das inscrições e das provas.
*Com supervisão de Bianca Paiva
Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde