Governo do Estado investe R$ 73 milhões na expansão da Atenção Básica em Salvador

Foto: Camila Souza/GOVBA

Aos 473 anos, completados nesta terça-feira, 29 de março, a cidade de Salvador tem visto nos últimos sete anos diversos investimentos do Governo do Estado na área de saúde. Somente para reforço na Atenção Básica, foram investidos cerca de R$73 milhões, contemplando, dentre outros equipamentos, seis unidades básicas de saúde, nos bairros de Cajazeiras, Pirajá, San Martin, IAPI, Imbuí e Itapuã.

Nas seis unidades são oferecidas para soteropolitanos consultas médicas, tratamento odontológico, exames de Raio-X, imunização, inalação, curativos, serviço de farmácia e enfermagem, entre outros atendimentos. As UBS de Pirajá e San Martin contam ainda com uma Academia da Saúde, onde a população pode ter acesso a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.

“A UBS aqui de Pirajá é um grande presente para toda a população”, define Jocélia Mercês dos Santos, moradora do bairro. Ela conta que antes precisava se deslocar para outras localidades para ter atendimento. “Agora tenho o atendimento perto da minha casa. Nosso bairro agradece”, afirma ela.

Também destinado a moradores de Salvador, foi entregue um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no bairro de Jardim Armação. Com uma área de 700 metros quadrados, a unidade oferece atendimento a pessoas que sofrem com transtornos psíquicos. O dispositivo realiza o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.

A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, destaca que esses equipamentos fortalecem a saúde em Salvador, garantindo um aumento na cobertura da Atenção Básica. “Esses investimentos fazem diferença. É na Atenção Básica que se faz a prevenção. Estamos contribuindo para que a saúde esteja bem próxima do soteropolitano”, afirma a titular da pasta.

Fonte: Ascom/Sesab

Postagens Relacionadas

Leave a Comment