Está marcada para esta terça-feira (29) uma paralisação nacional de motoristas e entregadores por aplicativos. O movimento vai acontecer em pelo menos 16 cidades brasileiras e reivindica o aumento na porcentagem do valor da corrida repassada pelas plataformas aos trabalhadores.
Em Salvador, a Cooperativa Mista de Motoristas por Aplicativo (Coopmap), realizará uma assembleia às 9h, na Balança do Centro Administrativo da Bahia (CAB), momento em que os trabalhadores serão convidados a desligarem temporariamente os aplicativos, gerando um “apagão”.
Os trabalhadores pedem melhores condições de trabalho, aumento da remuneração das corridas, redução no preço dos combustíveis e solicitam a implantação de câmeras em todos os carros de motoristas mulheres.
Além de Salvador, também aderiram ao movimento o Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Carapicuíba (SP), Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Teresina (PI), Manaus (AM), Recife (PE), Porto de Galinhas (PE), Vitória de Santo Antão (PE), Caruaru (PE), Garanhuns (PE), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
Os trabalhadores são ligados a Uber, 99 e iFood, empresas consideradas as maiores dos setores de transporte individual e de delivery no Brasil.