Foto Divulgação/
O governo federal lançou, nesta quinta-feira, uma série de medidas com o objetivo de gerar renda e aumentar o poder de compra dos brasileiros, especialmente entre as pessoas de baixa renda.
Uma das novidades é a liberação do saque de até mil reais do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os interessados vão poder sacar o dinheiro através do aplicativo Caixa Tem a partir do dia 20 de abril. Segundo o governo, essa medida deverá beneficiar cerca de 42 milhões de brasileiros com um total de até R$ 30 bilhões.
Outra ação do programa Renda e Oportunidade é o microcrédito digital simplificado. A ideia é liberar crédito de até mil reais para pessoas físicas para pagamento em 24 parcelas, com juros de até 1,95% ao mês. Para microempreendedores individuais, o crédito vai ser de até 3 mil reais a juros de 1,99% ao mês, que também poderá ser parcelado em até 24 vezes.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que a medida vai permitir, inclusive, empréstimos a pessoas que estão com o nome negativado.
A terceira novidade é a liberação de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC, o benefício de prestação continuada. Para aposentados do INSS, o governo anunciou o aumento do limite para empréstimos consignados.
Para o ministro da Cidadania, João Roma, a ação ajuda a corrigir uma distorção social em que os mais ricos conseguem créditos mais vantajosos do que os mais pobres.
O governo também anunciou a antecipação do décimo-terceiro das aposentadorias e pensões do INSS, que costuma ser pago no segundo semestre. A expectativa é que a medida injete cerca de R$ 56 milhões na economia do país.
Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde