No total, cerca de 30 unidades básicas de saúde ofertarão consultas médicas e odontológicas, exames preventivos e rastreio, testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites, e antropometria (medidas de altura e peso). As pacientes também poderão aferir a glicemia e pressão arterial.
Serão realizadas ainda atividades educativas, com foco na promoção da saúde da mulher e qualidade de vida, bem como incentivo a adoção de hábitos saudáveis para prevenção de doenças.
“Durante todo o mês de março estamos intensificando as ações voltadas para a saúde da mulher. Além das ações pontuais, como os mutirões no final de semana, a gestão municipal ampliou de forma permanente a oferta de procedimentos como laqueaduras, ultrassonografias transvaginais e histeroscopia cirúrgicas, com o incremento dos contratos com os prestadores. O intuito é que as mulheres possam ter acesso aos procedimentos durante todo o ano”, explicou o secretário da SMS, Leo Prates.
Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada, com exceção de alguns procedimentos que serão feitos com agendamento prévio. As interessadas deverão comparecer aos locais com o cartão SUS vinculado ao município de Salvador e um documento oficial de identificação com foto.
Lista das unidades que participarão do mutirão desse sábado (12):
– USF Gamboa
– USF Bom Juá
– UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro)
– USF San Martin II
– USF Alto do Peru
– USF Alto do Cabrito
– USF Coração de Maria
– USF Vila Verde
– USF Congo
– USF Alto de Coutos I
– USF Alto do Cruzeiro
– USF Alto da Terezinha
– USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança)
– USF Cambonas (Via Regional)
– USF São Marcos
– UBS Castelo Branco
– UBS Pires da Veiga (Pau da Lima)
– USF Cajazeiras XI
– USF Jardim das Margaridas
– USF Jaguaripe I
– USF Garcia
– USF Alto das Pombas
– USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina)
– UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro)
– UBS Calabetão
– CSU Pernambués
– USF Arenoso