Assistência técnica transforma vida de mulheres agricultoras na Bahia

Foto: Divulgação

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta terça-feira (8). O momento é propício para valorizar e reforçar os direitos das mulheres, especialmente aquelas do campo, que vêm recebendo o incentivo e o suporte do governo do Estado via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para o fortalecimento da agricultura familiar na Bahia.

São milhares de mulheres beneficiadas pelos projetos Bahia Produtiva, cofinanciado pelo Banco Mundial, Pró-Semiárido, cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, e por ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Todas essas ações visam o empoderamento da mulher do campo, como afirma o secretário da SDR, Josias Gomes. “Todas essas iniciativas têm o intuito de fazer com que as mulheres do campo possam mostrar o seu valor por todos os 27 territórios da Bahia. Esse propósito de empoderamento dessas mulheres, aliado ao esforço de cada uma delas, potencializa uma das atividades econômicas mais produtivas da Bahia, que é a agricultura familiar”.

Bahia Produtiva

A assistência técnica e extensão rural para as mulheres beneficiárias do Bahia Produtiva tem sido de grande valia para a transformação de vida dessas agricultoras. Valmira Lopes, presidente da Cooperativa de Beneficiamento e Comercialização (Coobencol), no município de Santaluz, no território de identidade Sisal, conta um pouco sobre a importância da assistência técnica para a criação dos ovinos.

“A assistência técnica é tudo porque hoje nós temos um Agente Comunitário Rural (ACR) acompanhando diretamente o agricultor, tirando dúvidas, trocando experiências e compartilhando conhecimentos. Sem a orientação técnica, a gente acabaria perdendo de fato algumas criações e, com o projeto, a gente consegue ter esse melhoramento, o que tem nos proporcionado mais busca pelo conhecimento e geração de renda”, declara Valmira.

Apenas com os recursos voltados para empreendimentos com mais de 90% de beneficiárias mulheres, são mais de R$ 79 milhões investidos pelo Bahia Produtiva em obras, equipamentos e assistência técnica para as beneficiárias.

Fonte: SDR/CAR

Postagens Relacionadas

Leave a Comment