Foto: Divulgação
A vida das famílias da Associação dos Índios Tupinambás da Serra do Padeiro, no município de Una, no território Litoral Sul, está mudando graças aos investimentos do Governo do Estado. No total, serão investidos R$ 841 mil, por meio do projeto Bahia Produtiva. Como parte dessa ação, na última semana, a associação recebeu um trator com implementos agrícolas, que beneficiará 42 famílias diretamente e, indiretamente, 196 famílias da aldeia indígena.
As famílias já contam com a assistência técnica e extensão rural (Ater) e está prevista a reforma de uma agroindústria de beneficiamento de mandioca, para a produção de farinha e outros produtos derivados.
O presidente da associação, Agnaldo Francisco dos Santos, conta como os equipamentos vão transformar a vida da comunidade. “A chegada dos maquinários é importante porque vai melhorar, de fato, a nossa produção, tanto na quantidade quanto na qualidade, além de melhorar a autoestima do nosso povo, na esperança de que a produção e a renda das famílias aumentem”. Segundo o líder indígena, a renda mensal de cada família hoje é de, aproximadamente, três salários mínimos.
O Agente Comunitário Rural (ACR) e jovem da comunidade, Magno Silva, também elogiou a entrega dos maquinários. “A gente só tinha um trator para atender todas as famílias. Agora, com esse novo trator vai melhorar ainda mais. Como ACR, minha contribuição é trazer novas tecnologias para melhorar a produção deles, porque hoje, só na força do braço não dá”.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.
Fonte: Ascom/SDR/CAR