Bolsonaro vai à Hungria se reunir com Viktor Orbán nesta quinta

O presidente Jair Bolsonaro viaja para Budapeste nesta quinta-feira (17), onde se encontrará com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. Ao chegar no país, Bolsonaro participa, pela manhã, de uma cerimônia em que depositará flores na lápide Memorial dos Heróis Húngaros. Ainda pela manhã, Bolsonaro terá uma reunião com o presidente húngaro János Áder, cuja pauta não foi divulgada.

O encontro com o primeiro-ministro Viktor Orbán está previsto para as 11h30 e deve durar cerca de uma hora. Depois da reunião, será oferecido um almoço e, ao final da tarde, Bolsonaro terá uma reunião com o presidente da Assembleia Nacional da Hungria, László Köver.

Líder ultranacionalista

Não é a primeira vez que Bolsonaro se encontra com o ultra-nacionalista Viktor Orbán. O primeiro-ministro húngaro foi um dos dez chefes de Estado (ou de governo) que vieram à posse de Bolsonaro em 2019. No mesmo ano, o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também esteve com Orbán.

Em agosto de 2020, Orbán se envolveu em uma polêmica ao afirmar que “a chegada de todos os imigrantes à Hungria deveria ser interrompida porque eles são potenciais ‘bombas biológicas’ devido ao novo coronavírus”.

Orbán, conhecido por seus discursos anti-imigração, já havia associado os imigrantes ao terrorismo e ao crime. Desde 2010, Orbán é defensor do que chama de “democracia não liberal” e se mantém no poder unindo nacionalistas e ultraconservadores na Hungria. Polônia e Hungria, junto com República Checa e Eslováquia, formam o Grupo Visegrado, em que a direita nacionalista está no comando.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment