Novo planeta é descoberto

Esse possível planeta com apenas um quarto da massa da terra é um dos exoplanetas mais leves já encontrados e o terceiro detectado neste sistema plenário.

“Esta descoberta nos mostra que a nossa estrela vizinha mais próxima parece ter em sua órbita uma quantidade de planetas interessantes, ao alcance de mais estudos e futuras explorações”, explicou o João Faria, pesquisador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em Portugal, e líder do estudo publicado hoje na revista Astronomy & Astrophysics.

O planeta foi descoberto ganhou o nome Proxima d, tem uma distância aproximadamente de 4 milhões de km, o que é o mesmo que menos de um décimo de distância entre o Mercúrio e o Sol. Ele orbita a estrela Proxima Centauri.

Os astrônomos detectaram os primeiros indícios durante observações do VLT, um sinal correspondente a um novo objeto com uma órbita de cinco dias.

“Após a obtenção de novas observações, pudemos então confirmar que este sinal correspondia a um novo candidato a planeta. Fiquei muito entusiasmado com o desafio de detectar um sinal tão fraco e descobrir um exoplaneta tão perto da Terra”, diz Faria.

Postagens Relacionadas