O governador da Bahia, Rui Costa (PT), projetou nesta terça-feira (1º/1) que, caso os índices da Covid-19 se mantenham no mesmo patamar registrado nos últimos três dias, a tendência é que a nova onda da pandemia, provocada pela variante ômicron, tenha chegado ao platô no estado.
“Nos últimos 3 dias, ficou no patamar de 30 mil [casos ativos]. Cresceu, é o maior número desde o início, mas, nos últimos 3 dias, está neste patamar. Eu espero que não cresça nos próximos dias. Se isso se confirmar, mais 3 ou 4 dias nesse patamar, é sinal que chegamos no platô, muito alto, mas, a partir daí, é a descida”, explicou, em entrevista coletiva concedida na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
“Nós continuamos monitorando e acompanhando. Ampliamos os leitos de UTI, infantis e adulto, para suportar o crescimento que houve, e a expectativa é que, no máximo em 15 dias, comece a queda desses números. Estou torcendo e trabalhando para isto”, complementou.
Segundo dados disponibilizados até às 10h30 desta terça pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), há 30.592 casos ativos de Covid-19 na Bahia. A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 73%.