O ex-apresentador da TV Globo, Tiago Leifert, anunciou neste sábado, 29, em suas redes sociais, o motivo que o fez deixar a emissora e fazer uma pausa no trabalho. Junto da mulher, a jornalista Daiana Garbin, o casal revelou que a filha Lua, de 1 ano, está com um câncer nos olhos.
“Ela está com um tipo de câncer nos olhos, muito raro, que se chama retinoblastoma. É um câncer que acontece nas células da retina. Elas acabam tendo um crescimento desordenado, e acaba formando tumores, que podem ser num olhinho, ou como no caso da nossa filha, bilateral”, explicou Daiana.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o retinoblastoma é um tumor maligno originário das células da retina, que é a parte do olho responsável pela visão. Geralmente ocorre antes dos 5 anos de idade e pode afetar um ou ambos os olhos.
Sinais e tratamento
O principal sinal da doença é um “reflexo brilhante no olho doente, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados à noite”. As crianças podem ainda ficar estrábicas (vesgas), ter dor e inchaço nos olhos ou perder a visão.
Ainda conforme o Inca, tumores pequenos podem ser tratados com métodos especiais, que permitem que a criança continue a enxergar normalmente. Em casos mais avançados da doença, o olho pode precisar ser retirado e a criança pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia.
Ajudar outras famílias
No vídeo, o casal conta que, inicialmente, havia decidido não expor a situação para o público e manter no conhecimento apenas de familiares e amigos. Contudo, ambos viram a importância do diagnóstico precoce para uma melhor evolução do tratamento e decidiram expor para alertar outros pais e responsáveis.
“Você que está nos assistindo, por favor. Viu alguma coisa diferente no olho do seu bebê? Vai atrás. Nossa intenção é que você descubra antes do que a gente descobriu. A gente descobriu no grau E, que é o máximo. Não tem sido fácil”, relatou Tiago.
Na publicação, eles tranquilizaram o público acerca da filha e mostraram um vídeo brincando com a bebê: “Ela tá ótima, é a melhor da família”.
Daiana disse que vai começar a publicar conteúdos sobre câncer infantil e retinoblastoma, com entrevistas com médicos para tirar dúvidas. “Essa é uma doença muito rara. Tem cerca de 200 casos no Brasil por ano. A gente nunca tinha ouvido falar. Talvez se um dia a gente tivesse ouvido alguém falar, a gente talvez teria ido ao médico antes”, explicou.