Em decorrência das inundações causadas pelas chuvas no sul baiano durante as últimas semanas, a cidade de Teixeira de Freitas tem tido um aumento de casos de diarreia e viroses. A informação foi dada pelo prefeito Marcelo Belitardo (DEM) à CNN, nesta terça-feira (28).
Segundo o prefeito, os casos de virose não seriam Covid-19, já que as pessoas com sintomas estão sendo testadas nos postos de saúde e os resultados em sua maioria são negativos. Belitardo afirma que a virose se trata de uma síndrome com “sintomas gripais comuns” e que tem deixado o “sistema de saúde relativamente sobrecarregado”.
Com relação à diarreia, o prefeito nega a existência de um surto de leptospirose na região. Ele considera que os casos estão aumentando por causa da contaminação da água.
Diferente de outros municípios baianos, a cidade de Teixeira de Freitas já se recupera dos maiores estragos causados pelas chuvas há pelo menos duas semanas. Segundo Belitardo, o município agora está em “uma fase de auxiliar na reconstrução de vias públicas e de estruturas de casas de famílias”. Porém, ele disse ainda que “o município não consegue arcar com todo o prejuízo imediato”.