As forças que compõem a Secretaria da Segurança Pública (SSP) receberam, na última segunda-feira (20), cerca de 5,5 mil coletes balísticos, durante solenidade no auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O item é essencial para proteção dos profissionais das polícias Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros.
Foram empregados R$ 7,9 milhões na compra dos equipamentos de proteção individual, que serão destinados para substituições de itens de unidades de Salvador, região metropolitana e municípios do interior do estado. Os coletes foram adquiridos com recursos do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol) e são resistentes a disparos de armas curtas de até 9 milímetros. São mais leves, confortáveis e ajustáveis ao corpo e protegem a região do tronco.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo César Mandarino Barretto, lembrou que os equipamentos são essenciais para garantir a proteção e segurança das equipes, que atuam na linha de frente e colocam suas vidas em risco, em prol da sociedade. “Nossos policiais merecem todo o cuidado e proteção para continuarem a fazer o seu trabalho pelo paz e segurança da sociedade”.
O subsecretário da Segurança, delegado Hélio Jorge Paixão, frisou que os EPIs são ergonômicos e se adaptam ao perfil dos policiais.
Participaram também da solenidade a delegada-geral adjunta da PC, Elaine Nogueira, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Jorge Eduardo Piauhy de Araújo, o subcomandante da PM, coronel Nílton Machado, e o diretor-geral do DPT, Edson Luiz dos Reis.
Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública (SSP)