Últimos dois campeões da Libertadores, Palmeiras e Flamengo decidem, neste sábado (27), o título de 2021 do maior campeonato de clubes da América. As equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro se enfrentam a partir das 17h (horário de Brasília) no estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai, em jogo único. Caso a disputa não tenha um vencedor no tempo normal, haverá prorrogação e, persistindo o empate, pênaltis. O Palmeiras tenta seu segundo título da Libertadores em menos de um ano. A equipe paulista venceu a edição de 2020 em final contra o Santos, com vitória por 1 a 0 no Maracanã. A partida aconteceu em janeiro por conta dos adiamentos relacionados à pandemia de Covid-19.
. Final da Libertadores 2021: histórico de Flamengo x Palmeiras e quantos títulos têm cada um
Disputando a taça e um prêmio que chega a mais de R$ 120 milhões no gramado do estádio de nome Centenário, Palmeiras e Flamengo já se enfrentaram mais de cem vezes na história: foram 46 triunfos do Verdão, 42 vitórias do Mengão e 32 empates.
Com relação aos títulos recentes, os dois times têm praticamente o mesmo número de conquistas: enquanto que Palmeiras ganhou campeonatos brasileiros em 2016 e 2018, Flamengo levantou a taça em 2019 e 2020. Ambos também conquistaram duas Libertadores cada: rubro-negros em 1981 2019 e alviverdes em 1999 e 2020.
Com o domínio do futebol brasileiro nos últimos anos, os clubes lideram a lista de jogadores mais valiosos do Brasil e devem protagonizar mais um histórico capítulo neste sábado, dia 27 de novembro.
Mundial de clubes
O vencedor do jogo deste sábado terá seu passaporte carimbado para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, com jogos definidos na próxima segunda-feira (29).
A competição, que será disputada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, contará com outros seis clubes já definidos: Chelsea (Inglaterra), Al Hilal (Arábia Saudita), Al Ahly (Egito) Monterrey (México); Auckland City (Nova Zelândia) e Al Jazira (Emirados Árabes).