Durante todo o mês de novembro, a Superintendência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), realiza o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira com instituições financeiras e bancárias. A diretora de atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes, informa que a ação ocorre de forma online para facilitar o acesso do consumidor e garantir o cumprimento das medidas de combate à disseminação da covid-19.
O mutirão conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras. As dívidas são negociadas pela plataforma de mediação de conflitos www.consumidor.gov.br. O consumidor se cadastra no site ou pelo aplicativo disponível em Android e IOS, verifica se a empresa já está cadastrada, clica em “Registrar reclamação” e no campo PROBLEMA seleciona a opção “Renegociação/Parcelamento de Dívida”.
Podem ser negociadas dívidas que estão em nome de pessoa física; as que estão em atraso; contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis. A empresa tem 10 dias para responder e o consumidor 20 dias para avaliar.