Atualmente ocioso, o Parque de Exposições de Feira de Santana pode abrigar um complexo multiuso. A proposta, elaborada pela prefeitura, foi apresentada a dirigentes da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb). Na área deve funcionar também uma escola rural de níveis médio e superior, para formação de mão de obra qualificada para o campo.
“A Bahia tem o segundo maior rebanho de equídeos. Por que não explorar esse potencial para atrair o olhar e o investimento do mundo para essa região?”, disse o presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e ex-presidente da Faeb, João Martins. Ele defende a preservação de parte do Parque. “É preciso manter a história, a memória de como tudo começou, mas também é preciso trazer o novo para revolucionar”.
De acordo com o projeto, o novo Complexo conta, ainda, com espaço para equoterapia, parque de diversão, museu da agropecuária, restaurantes, área de convivência. O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou a CNA tem experiência em implantar outros centros de referências em algumas regiões do país. “Esse centro (de Feira) especificamente, que irá formar profissionais para atuar na cadeia da equideocultura, vai refletir positivamente em toda Bahia”, prevê.