O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou na manhã desta segunda-feira, 01, a nova meta do Brasil para a redução na emissão de gases que contribuem para o efeito estufa: de 43% para 50% até 2030, e de neutralidade de carbono até 2050.
O anuncio foi feito em Brasília e transmitido no Pavilhão Brasil, que está instalado em Glasgow, na Escócia, na COP26 (Conferência da ONU sobre mudanças climáticas). O presidente Jair Bolsonaro não vai à COP (117 chefes de Estado participam hoje e amanhã do evento), enquanto Leite deve embarcar para lá na semana que vem.
“Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% [na redução das emissões de gases] para 50% até 2030 e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizado durante a COP26”, disse o ministro no comunicado. Leite ainda disse que, para a elaboração da nova meta, foram realizados “encontros bilaterais prévios com mais de 60 países”. “Também conduzimos reuniões técnicas, coletando subsídios que culminaram em estratégia de negociação”.