Estudos elaborados pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa apontam que a pecuária de corte segue em alta, apesar da crise econômica em decorrência da pandemia de covid-19. Em 2020, o Brasil se tornou o maior exportador de carne bovina, com cerca de 2 milhões de toneladas. O estado do Pará ocupa o quarto lugar com maior rebanho bovino do país, com mais de 20 milhões de cabeças, de acordo com dados Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
A atividade pecuária no Pará tem a maior procura por linha de crédito, que possibilita aos mini, micro e pequenos produtores e empresários, a aquisição a uma fonte estável de financiamentos de longo prazo, com encargos distintos que possibilitam o crescimento de trabalhos e de geração de renda.
Cerca de mil toneladas de carne estão embargadas desde o mês de setembro, na expectativa de uma posição da China sobre o veto à compra de carnes em consequência da divulgação dos casos da doença de “vaca-louca”, no brasil. A Organização da Saúde Animal já afirmou, inclusive, que os casos de contaminação foram isolados e não apresentam riscos para saúde pública
Edição: Rádio Cultura FM/Edgard Matsuki