O presidente nacional do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson retornou na tarde desta quinta-feira ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio.Jefferson estava internado em um hospital particular há cerca de 40 dias, também na zona oeste, e recebeu alta após o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinar sua volta à prisão. O ex-deputado deixou a unidade hospitalar escoltado por agentes da Polícia Federal.
Jefferson foi preso preventivamente, em agosto, sob a acusação de utilizar as redes sociais para atacar poderes da República e o estado democrático de direito. Ele chegou a postar vídeo, empunhando armas e defendendo o fechamento do Supremo.
Em 4 de setembro, Moraes havia autorizado a transferência dele da prisão para um hospital, devido a problemas de saúde e necessidade de tratamento médico.
O advogado de defesa de Roberto Jefferson, Luiz Gustavo Cunha, confirmou que seu cliente retornou ao presídio e disse que ainda aguarda o julgamento de habeas corpus e recursos no STF em favor do ex-deputado.
Em nota divulgada na quarta-feira, o PTB afirmou que o processo envolvendo o presidente do partido não tem fundamento e base legal e que Jefferson sequer foi ouvido. A nota afirma ainda que os relatórios médicos reforçam a necessidade de cuidados especiais, que já foram declarados como impossíveis de serem assegurados pelo sistema prisional.
Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde