Começou em todo o país, a operação Dia das Crianças, realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), para fiscalizar brinquedos, mamadeiras, chupetas e outros artigos infantis no varejo e atacado. O objetivo é identificar e apreender aqueles que estão irregulares ou não têm o selo de qualidade do instituto e coloca a vida das crianças em perigo. Na Bahia, a fiscalização fica a cargo do IBAMETRO (O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade ).
A realidade é que os produtos voltados para crianças representou no ano passado, 15% do total de registros de reclamações de consumidores e lideram o ranking de acidentes.
As irregularidades que são encontradas com mais frequência e que são motivo de reclamações de consumidores, de acordo com o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idec), são brinquedos com arestas cortantes, os que não suportam o peso indicado, como patinetes e bicicleta, e aqueles com substâncias tóxicas, principalmente metais pesados presentes em tintas, plásticos e pilhas, que não estão em conformidade com a regulamentação.
A operação Dia das Crianças na Bahia, já começou e o IBAMETRO, está com suas equipes em varias das regiões da Bahia, apostas, para orientar, fiscalizar e punir, os estabelecimentos, onde forem encontradas irregularidades. Todos terão prazos, para apresentar defesa ao IBAMETRO, e estarão sujeitos a penalidades previstas na legislação, como multas pequenas e até altíssimas. De acordo com a infracção cometida.
Escolha o melhor canal de comunicação para você, fazer suas denuncias:
–Telefone: 0800 071 1888