Já na próxima segunda (4), uma parceria entre a Prefeitura e as clínicas especializadas em imagens ofertará exames de rastreamento precoce do câncer de mama. O Labchecap, em São Marcos, atenderá mais de 50 pacientes assistidas pelos centros de proteção à mulher, cadastradas previamente pela SPMJ. Já o Instituto Patrícia Lordêlo (IPL), no Itaigara, receberá pacientes do SUS, no horário das 8h às 18h.
No dia 19, das 9h às 11h, acontecerá o webinário Alerta Salvador no Outubro Rosa 2021, com a participação de especialistas em oncologia. O evento será transmitido pelo canal da SPMJ no YouTube.
Saúde – Para intensificar o acesso das soteropolitanas a orientações, exames e consultas a respeito do câncer de mama e de colo de útero, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mobiliza ações de visibilidade e combate à doença. Haverá intensificação da oferta de exames de rastreio para os cânceres de mama e colo do útero, de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
Nos postos, terá oferta de coleta de papanicolau/preventivo de colo do útero, voltada para mulheres na faixa de 25 a 64 anos; exame clínico da mama para mulheres a partir dos 40 anos; e encaminhamentos para mamografia das usuárias na faixa etária entre 50 e 69 anos.
A saúde da mulher entra em foco também nas ações disponibilizadas nas unidades de saúde para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), através de teste rápido e distribuição de preservativos e gel lubrificante. Também serão realizados encaminhamento para laqueadura e inserção de DIU, consulta ginecológica, avaliação nutricional, consultas odontológicas e coleta de exame citopatológico, dentre outros. O Dia D de mobilização ocorrerá no dia 23 de outubro (sábado), para ampliar o acesso das mulheres aos serviços.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Sala Rosa estará disponível no Shopping Center Lapa, no dia 29 de outubro, das 9h às 17h, para as interessadas em realizar procedimentos clínicos e ouvir orientações e palestras. As Unidades de Acolhimento gerenciadas pela SPMJ também serão contempladas ao longo do mês com exames de rastreio ofertados pela SMS.
Mamografia – A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 154 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada. De janeiro a setembro deste ano, a SMS disponibilizou mais de 64 mil vagas para o procedimento na própria rede e em clínicas conveniadas.
Alerta – A mobilização tem o intuito de estimular a prevenção ao câncer de mama, já que o diagnóstico tardio segue liderando a causa principal para que o tratamento não seja suficiente para deter a doença. No Brasil, cerca de 60% a 70% dos casos de câncer de mama são identificados em estágios avançados, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2020-22, a expectativa é de 1.180 casos novos de câncer de mama em Salvador.
“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou a ginecologista e obstetra da SMS, Sandra Renata Marques.