A procura pela vacinação da gripe está menor neste ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, até agora, a imunização chegou a 79% do público-alvo, que inclui idosos, crianças, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde. No ano passado, o alcance foi de 96%. A campanha começou em abril e estava prevista para encerrar em agosto, que são os meses mais frios no Brasil, e é quando a gripe costuma atingir mais pessoas. Mas, neste ano, foi ampliada em dois meses, e aberta para a população em geral.
A expectativa é vacinar mais de 79 milhões de pessoas, e para isso os postos de saúde têm 80 milhões de doses disponíveis. Por enquanto, pouco mais de 62 milhões de pessoas foram imunizadas contra a gripe este ano, o que representa uma queda de quase 20% em relação a 2020. A previsão é encerrar a campanha na próxima quinta-feira, dia 30.
O médico-infectologista Julival Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Infectologia, comenta que entre os fatores que podem ser responsáveis pela procura menor da vacina da gripe em 2021 estão o fato de que muitas pessoas não quiseram sair e se expor a covid-19, e ainda há as fake news que questionam a credibilidade da vacina.
O investimento do Ministério da Saúde em publicidade para a campanha da vacina da gripe neste ano foi de R$ 18 milhões, maior do que no ano passado, quando foram destinados R$6 milhões.
Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde