O samba nasceu na Bahia e se criou no Rio de Janeiro. Tia Ciata baiana que levou o samba da Bahia para o mundo (vídeo Zeca Maria Bethânia)….

O Samba onde nasceu? Nasceu entre entre os escravos, no recôncavo da Bahia por volta de 1860 e logo desembarcou também no Rio de Janeiro. O samba-de-roda, como a dança, começa devagar e se torna cada vez mais forte e cadenciado – sempre acompanhado por um coro para repetir o refrão. Várias canções do estilo têm versos sobre o mar e as tradições africanas.

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata (Santo Amaro da Purificação, 1854 — Rio de Janeiro, 1924) foi uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca.

Tia Ciata foi esta mulher negra que fez os cariocas que conhecerem o samba de roda da Bahia.  Depois foi se aperfeiçoado e tornando-se, este ritmo múltiplo da musica popular Brasileira.  tornou-se um símbolo da resistência negra no Brasil pós-abolição e uma das principais incentivadoras do samba depois de abrir as portas de sua casa para reuniões de sambistas pioneiros quando a prática ainda era proibida por lei.

Nascida na Bahia, em 1854 e aos 22 anos levou o samba de Roda para o Rio de Janeiro. Foi a mais famosa das tias baianas (na maioria iyalorixás do Candomblé que deixaram Salvador por causa das perseguições policiais) do início do século, eram negras baianas que foram para o Rio de Janeiro especialmente na última década do século XIX e na primeira do século XX para morar na Praça Onze, na região da Cidade Nova.

Maria Bethânia, Zeca Pagodinho – Sonho Meu

Na verdade foram varias tias que foram fugidas da Bahia, para o Rio de Janeiro, mas a lider foi de fato, a grande tia Ciata. Laevou iguarias da Bahia para os cariocas, como nosso feijão, arroz doce, bolinhos de tapioca, e muito mais, uma historia linda, que nunca foi contada nas escolas publicas de nosso estado. Vergonhoso.

Mas o Metropolitano News traz para voce. O Samba nasceu na Bahia e se popularizou no Rio de Janeiro.

Por Raimundo Rui

Postagens Relacionadas

Leave a Comment