Foto: Divulgação/UBM/
Você sabia que 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas? O Dia Nacional do Deficiente Auditivo, é comemorado hoje (26), de setembro. . De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados em 2020, mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado a surdez, ou seja, 5% da população é surda.
Você sabia que 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas? Esse dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), aponta que esta parcela corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, e, por isso não escutam absolutamente nada.
O aumento do quadro de perda auditiva se deve em parte ao processo de envelhecimento, um fato que atinge a população em nível mundial. Por isso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez até 2050.
Agora, tente imaginar, se há barreiras para os surdos oralizados, como fica a situação daqueles que são completamente surdos e necessitam utilizar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para se expressar? A barreira da comunicação faz com que essas pessoas não tenham autonomia e liberdade para desempenhar tarefas que para outros são simples: como ser atendido em um estabelecimento, fazer compras ou pedir uma informação na rua.
A partir destes exemplos, é possível compreender que a igualdade de direitos e oportunidades, e até mesmo o direito de ir e vir, não são plenamente assegurados as pessoas surdas? Isso porque as falhas de comunicação tornam essas pessoas dependentes de acompanhantes ou do auxílio de pessoas desconhecidas para realizar tarefas do dia a dia, pelo fato de que a maioria das pessoas não está capacitada para se comunicar com elas de forma correta.
Diante desse cenário, são crescentes as propostas de novas tecnologias comunicativas, com foco na busca por igualdade e acessibilidade, o que reflete no aumento da demanda no mercado por profissionais capacitados na interpretação de LIBRAS.