“Chegou a primavera? Que me contas!/ Não reparei. Pois afinal de contas nem uma flor a mais no meu jardim (…)/Como sabes, então, que ela está aí?/ Foi notícia que trouxe um colibri ou saiu em manchete no jornal?/Que boato mais bacana, mais genial (…)/”
Esses versos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade receberam o nome de ‘Boato da Primavera’. Mas, cá para nós, não é boato, não! Já está na hora da transição entre o período seco e o início das primeiras chuvas.
A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21.A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, conta que este é o período das famosas pancadas de chuva. A especialista do Instituto Nacional de Meteorologia explica também que este ano há expectativa de a primavera ser acompanhada do fenômeno climático La Niña, que pode afetar a regularidade das chuvas.
Segundo o Inmet, com a nova estação, há um indicativo de que, pelo menos, na faixa centro-norte do país as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média. No restante do país, principalmente, nas áreas compreendidas sob a bacia do Rio Paraná, que sofre com a crise hídrica, as chuvas tendem a ficar de normal a um pouco abaixo do que em geral chove no período.
Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde