Mostrar que todos são responsáveis pela proteção da vida é o objetivo da Semana Nacional do Trânsito deste ano. Ações em todo o país querem conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, pedestres e ciclistas. A iniciativa ocorre todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro; e, na edição deste ano, tem como tema: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.
No Distrito Federal, as atividades começam um dia antes, nesta sexta-feira, no Museu da República. Estão previstas palestras com foco na segurança no trânsito, atividades com jogos educativos e apresentações artísticas.
Estão programadas também ações em escolas de diferentes Regiões Administrativas e um passeio ciclístico, na quarta-feira, em comemoração ao Dia Mundial sem Carro.
Além disso, serão premiados trabalhos relacionados à educação no trânsito.
Segundo o diretor de Educação do Detran do Distrito Federal, Marcelo Granja, a ideia da semana é mostrar a importância de atitudes individuais para garantir a todos um trânsito seguro.
De janeiro a agosto deste ano, o Distrito Federal registrou 89 acidentes, que terminaram com 95 vítimas fatais, principalmente pedestres e motociclistas. Marcelo Granja explica que há uma atenção maior para esses públicos por causa da vulnerabilidade deles no trânsito. Mas, depois da pandemia, os ciclistas também se tornaram foco, já que houve um aumento no número de bicicletas nas ruas de Brasília.
Nesta semana, o governo federal aprovou a revisão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que pretende reduzir pela metade o total de mortes de trânsito no país nos próximos dez anos.
Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde