Peixes mortos em meio à lama escura intrigam moradores de Vitória da Conquista e Itambé. É que desde o último domingo (5) a cena foi vista em um trecho do Rio Verruga em Vitória da Conquista. Segundo a TV Sudoeste, o fato foi percebido perto da ponte da Rua Nova. Ainda não foi confirmado se o local sofreu alguma contaminação.
Com nascente na Serra do Periperi, em Vitória da Conquista, o Verruga deságua no Rio Pardo, em Itambé, município vizinho. Como parte da apuração do caso, as secretarias de meio ambiente das duas cidades coletaram amostras da água. De início, o órgão de Itambé informou que as amostras colhidas não tiveram alteração.
No entanto, os primeiros resultados confirmaram uma lama densa em um trecho abaixo da Serra do Marçal. A suspeita é que a lama venha da nascente do rio, em Vitória da Conquista. Há ainda a hipótese de contaminação por esgoto.
Os órgãos das duas cidades enviaram o material para análise da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
Foto: Divulgação / Prefeitura de Itambé