O comentarista da Globo, Caio Ribeiro surpreendeu a web ao revelar que está com um linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer. O ex-jogador de futebol contou que está na reta final do tratamento contra a doença e que pretende seguir no trabalho normalmente.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o comentarista da Globo diz que tem mais de 90% de chances de cura. “Um tempinho atrás, apareceu um caroço no meu pescoço e fui diagnosticado com um linfoma, chama-se linfoma de Hodgkin. A boa notícia, e esse é o motivo pelo qual estou gravando esse vídeo, é que ele tem 95% de cura e o meu corpo está respondendo muito bem ao tratamento“, disse Ribeiro
No desabafo, o comentarista explicou que está na penúltima sessão de quimioterapia. “[Estou] Forte, com a cabeça boa e tenho certeza que, em mais 15 dias, isso vai passar!”, comentou.
O que é o Câncer linfoma de Hodgkin
O linfoma de Hodgkin (LH) surge quando os linfócitos ou os seus precursores que moram no sistema linfático, e que deveriam nos proteger contra as bactérias, vírus, dentre outros perigos, se transformam então em uma célula maligna, chamada de célula de Reed-Sternberg.
A presença da célula de Reed-Sternberg é que desencadeia uma reação inflamatória. E então ela passa a ser rodeada de diferentes tipos de células normais de defesa. Esse aglomerado, com essa mistura de células malignas e normais, é que forma a massa tumoral.
Como o tecido linfoide está presente em muitas partes do corpo, o linfoma de Hodgkin pode começar em qualquer local. Porém, o mais frequente é aparecerem gânglios linfáticos presentes no tórax, pescoço e axilas.
O que causa linfoma?
Ainda não se sabe o motivo para o surgimento do linfoma de Hodgkin, mas se sabe que é uma doença adquirida, e não hereditária. O linfoma de Hodgkin compreende cerca de 20% dos casos da doença. E ele pode ocorrer em qualquer idade, porém os jovens de 25 a 30 anos são os que mais recebem o diagnóstico.