Durante os Jogos Paralímpicos é interessante acompanhar as histórias dos atletas que chegam a patamares inéditos e vencem as próprias expectativas. Mas, também torcemos para que algumas escritas não sejam quebradas. Para nós brasileiros, o futebol de 5 é exatamente isso. E a nossa seleção confirmou o favoritismo. Bateu a Argentina na Final por 1 a 0 e conquistou o 5º ouro paralímpico nas cinco edições em que a modalidade esteve presente no programa. O gol da vitória foi marcado por Nonato num chute forte de perna esquerda.
A curiosidade na decisão foi a chuva que caiu insistentemente no gramado do Parque Esportivo Aomi. O jogo foi truncado, tenso e um pouco perigoso para os atletas também. Em muitos casos, partidas de futebol de 5 acabam adiadas em caso de chuva, já que, além da integridade física, os atletas também precisam do máximo de silêncio para ouvir o guizo que fica dentro da bola. Porém, a decisão em Tóquio foi de ir até o fim mesmo com o pé d´água.
Além de mais um ouro, a seleção manteve outra marca: a de nunca ter sido derrotada em uma Paralimpíada. Agora, já são 27 partidas sem perder, espalhadas por cinco Paralimpíadas.
Com o ouro do futebol de 5, chegamos a 22 em Tóquio. Um novo recorde para o Brasil.
Agora, temos só mais um dia de competição para tentar melhorar ainda mais a marca. Mas, com certeza de já ter feito história.
Edição: Priscilla Mazenotti/Naitê Almeida