Tarifas dos pedágios nas BRs 324 e 116 serão reduzidas

Autorização da ANTT foi publicada  no início de agosto, mas a concessionária Via Bahia, que administra os trechos no estado, obteve uma liminar que impedia a alteração dos valores; nesta quarta (1º), nova deliberação foi publicada.  Após deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (1ª), as tarifas dos pedágios das praças de pedágio administradas pela Via Bahia, nas BRs 324 e 116, passaram a ser  reduzidas a partir de quinta-feira (2); confira tabela abaixo.

Foto: ViaBahia

Segundo a ViaBahia, os valores não sofrem alterações durante os finais de semana ou feriados

De acordo com a ANTT, as alterações de tarifa da concessionária são calculadas a partir da combinação de itens previstos em contrato, como:

Reajuste: tem por intuito a correção monetária dos valores da tarifa e leva em consideração a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Acontece uma vez ao ano, sempre no aniversário do início da cobrança de pedágio.

Revisão: visa recompor o equilíbrio econômico-financeiro celebrado no contrato de concessão.

A agência ainda destacou que, por força de lei, realiza anualmente o reajuste e a revisão das tarifas de pedágio das rodovias federais concedidas. Essas alterações tarifárias são aplicadas no aniversário do início da cobrança de pedágio.

A deliberação da ANTT foi publicada pela primeira vez no início de agosto, porém a concessionária Via Bahia, que administra os trechos no estado, obteve uma liminar que impedia a alteração dos valores. Nesta quarta, uma nova deliberação foi publicada.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment