GETTY IMAGES VIA AFP / CP/
O presidente americano, Joe Biden, elogiou nesta terça-feira (31) o “sucesso extraordinário” da missão de retirada de americanos e aliados do Afeganistão, em um discurso solene na Casa Branca sobre o fim da guerra mais longa dos Estados Unidos. “Nenhum país conseguiu algo assim em toda a história”, disse o presidente americano. “O sucesso extraordinário desta missão se deve ao talento incrível, à coragem, à determinação altruística dos militares americanos, nossos diplomatas e nossos profissionais de Inteligência”.
A opção dos Estados Unidos no Afeganistão era deixar o país ou intensificar o conflito, disse o presidente americano. “Esta foi a escolha: entre a saída ou a escalada. Não estenderia esta guerra para sempre e não estenderia uma saída para sempre”, disse Biden.
O presidente repetiu que as forças do então governo afegão não seguraram o avanço dos soldados do Taleban pelo tempo esperado pela Casa Branca, mas disse que “respeitosamente discorda” daqueles que afirmam que a saída das tropas americanas poderia ter sido feita de forma mais “ordenada”.
“Seguiremos combatendo o terrorismo no Afeganistão, mas não precisamos travar uma guerra terrestre para isso”, destacou Biden, que ainda prometeu retaliar o grupo extremista Estado Islâmico-Khorasan (Isis-K), responsável pelo ataque ao aeroporto de Cabul que matou ao menos 60 pessoas, incluindo membros das forças militares americanas, na última quinta-feira, 26.