Operação Lectus investiga desvio de recursos destinados à pandemia

A Operação Lectus, que significa leito hospitalar em latim, foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (25), no Rio Grande do Norte, com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos federais destinados ao tratamento da covid-19 na região.A operação, que contou com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), investiga fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.

Dez mandados de busca e apreensão são  cumpridos nos municípios de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, e em João Pessoa e Bayeux, na Paraíba. São 50 policiais federais, além de auditores da CGU, envolvidos da operação.

O inquérito policial em que a operação se baseou foi instaurado em setembro de 2020 e identificou a existência de uma associação criminosa que direcionou contratações de leitos de UTI, em dois hospitais da capital potiguar. O objetivo era desviar de recursos públicos federais destinados ao tratamento da covid-19, que foram repassados ao estado.

Os investigados poderão responder  por fraude, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro e, se condenados, poderão cumprir penas superiores a dez anos de reclusão.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Postagens Relacionadas

Leave a Comment