Uma segunda dose da vacina de dose única da Johnson & Johnson resultou em níveis de anticorpos nove vezes maiores do que os registrados 28 dias após as pessoas receberem sua primeira dose, disse a empresa em um comunicado à imprensa.
Anteriormente, não havia evidências sobre o efeito de uma dose de reforço da Janssen, mas, de acordo com a Johnson & Johnson, os estudos mostraram aumentos significativos nas respostas de anticorpos de ligação em participantes com idades entre 18-55 e naqueles com 65 anos ou mais que receberam uma dose de reforço mais baixa.
Ao contrário dos anticorpos neutralizantes, que destroem o vírus, os anticorpos de ligação se ligam ao vírus, mas não o destroem nem evitam a infecção. Em vez disso, eles alertam o sistema imunológico de sua presença para que os glóbulos brancos possam ser enviados para destruí-lo.
O resumo do estudo estão sendo submetidos ao servidor de pré-publicação MedRxiv antes da revisão por pares. Os resultados foram divulgados antes dos resultados do grande ensaio de vacina de duas doses da Johnson & Johnson. Um porta-voz disse que os resultados estarão disponíveis nas próximas semanas.