A distribuição de parte do lucro obtido em 2020 com o dinheiro do Fundo de Garantia já foi concluída. O repasse aos trabalhadores estava previsto para acontecer aconteceu até o dia 31 de agosto, mas a Caixa, que é o banco que gerencia os recursos do FGTS, finalizou a distribuição já esta semana.
Ao todo, foram distribuídos 8 bilhões e 100 milhões de reais, cifra que representa 96% do lucro de 8 bilhões, 467 milhões obtido no ano passado. As mais de 191 milhões de contas ativas e inativas do Fundo que tinham saldo em 31 de dezembro de 2020 receberam o crédito, que foi distribuído de forma proporcional ao saldo na data.
Arredondando os números, para cada 100 reais de saldo no dia 31 de dezembro, a Caixa depositou 1 real e 86 centavos. Para saber a quantia exata que recebeu, o trabalhador pode consultar o extrato da conta do fundo, o que dá pra fazer pelo aplicativo FGTS ou por meio do site fgts.caixa.gov.br
Mas vale ressaltar que o recebimento de parte do lucro não muda as regras para saque dos valores.
As retiradas do Fundo de Garantia só podem ser feitas pelos trabalhadores que se enquadram nas situações previstas em lei, como nos casos de demissão sem justa causa, saque aniversário, compra da casa própria, aposentadoria e determinadas doenças graves.