A intenção de consumo das famílias brasileiras cresceu 2,1% na virada de julho para agosto, na terceira alta seguida. Com esse resultado, o ICF – Intenção de Consumo das Famílias – alcançou este mês 70,2 pontos, em uma escala que chega a 100 pontos, no cenário ainda mais otimista.
O indicador, divulgado nesta segunda-feira (23) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, atingiu patamar também superior ao de agosto de 2020, quando ficou em 66,2 pontos.
A economista Catarina Carneiro da Silva, responsável pela pesquisa da CNC, avalia que, à medida que a vacinação contra o coronavírus avança pelo país, cresce o otimismo das famílias em relação à economia e ao mercado de trabalho.
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias avalia, com base na percepção dos próprios consumidores, sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, o potencial das vendas do comércio, ajudando no planejamento do setor e de outras atividades produtivas.
Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista