Mais uma importante página da história continental do Atlético foi escrita na noite desta quarta-feira, no Mineirão. Nas arquibancadas, cerca de 17 mil torcedores marcaram a volta da torcida ainda durante a aterrorizante pandemia de COVID-19 e presenciaram uma atuação monumental dos donos da casa. Corajoso, intenso e avassalador, o time alvinegro goleou o todo-poderoso River Plate por 3 a 0 no jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores. O resultado sacramentou a vaga na semifinal para enfrentar o Palmeiras, já que os brasileiros já haviam vencido a partida de ida por 1 a 0, há uma semana, na Argentina.
O primeiro tempo quase perfeito do Atlético contou com dois golaços – um de Matías Zaracho, de voleio, e outro de Hulk, de cavadinha. Na segunda etapa, o meia argentino voltou a marcar, desta vez de cabeça, e deu números finais à classificação inconteste da equipe alvinegra, que provou mais uma vez ser um fortíssimo candidato ao bicampeonato continental. Os comandados do técnico Cuca fizeram a melhor campanha na primeira fase e, no mata-mata, eliminaram nada mais, nada menos, que Boca Juniors e River Plate.
O Atlético volta à semifinal da Copa Libertadores após oito anos. A última vez foi em 2013, quando o time – também comandado pelo técnico Cuca – superou o Newell’s Old Boys nos pênaltis e rumou ao título inédito. Desta vez, o adversário será o atual campeão Palmeiras, que eliminou o São Paulo. As partidas serão nas semanas dos dias 22 e 29 de setembro, com a ida na capital paulista e a volta em Belo Horizonte.
Aglomeração, desrespeito e falta de sensibilidade
A noite de festa foi, também, de desrespeito e falta de sensibilidade. As autoridades municipais liberaram a ocupação de 30% dos cerca de 62 mil assentos disponíveis no Mineirão. Foi a volta da torcida do Atlético ao estádio após 17 meses (529 dias) – a última vez havia sido em 7 de março de 2020, na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro. O protocolo contra a COVID-19, porém, foi desrespeitado dentro e fora do local.
ATLÉTICO 3 X 0 RIVER PLATE
Atlético
Everson; Mariano (Guga, aos 4′ do 2ºT), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan (Réver, aos 24′ do 2ºT), Jair (Tchê Tchê, aos 11′ do 2ºT) e Matías Zaracho; Jefferson Savarino, Eduardo Vargas e Hulk (Keno, aos 24′ do 2ºT)
Técnico: Cuca
River Plate
Armani; Díaz, Maidana (Paradela, aos 32′ do 1ºT) e Martínez; Casco, Zuculini (De La Cruz, no intervalo), Enzo Fernández e Angileri (Vigo, no intervalo); Álvarez (Carrascal, aos 28′ do 2ºT), Romero e Suárez (Girotti, aos 28′ do 2ºT)
Técnico: Marcelo Gallardo
Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores
Data e horário: quarta-feira, 18 de agosto de 2021, às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Zaracho, aos 21′ do 1ºT e aos 16′ do 2ºT, e Hulk, aos 33′ do 1ºT
Cartões amarelos: Nathan Silva, aos 13′ do 1ºT (ATL); Casco, aos 28′ do 1ºT, e De La Cruz, aos 35′ do 2ºT (RIV)
Público: 17.030
Renda: R$ 2.685.042,00
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Andrés Cunha (URU)