Lançada campanha que mostra a segurança da urna eletrônica

Começou a ser veiculada, nesta segunda-feira, a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral. A segurança do voto eletrônico é o destaque. O TSE quer mostrar que o voto eletrônico é transparente, seguro e que pode ser auditado. A campanha vai ser veiculada em rádios, TVs abertas e nas redes sociais da Justiça Eleitoral até o final do ano.

As peças informam que as urnas não são conectadas à internet, ou a qualquer outra rede, o que impede a invasão de hackers. Além disso, nenhuma fraude foi comprovada desde 1996, quando o voto eletrônico foi adotado no Brasil.

A campanha destaca o Boletim de Urna, que permite a auditagem da votação. Ele é um resumo impresso com o extrato dos votos recebidos pelos candidatos e partidos. O documento é emitido pela urna e fixado na porta da seção eleitoral, depois do final da votação. Qualquer pessoa pode conferir.

A transparência também esta garantida pela realização de testes públicos, com a participação de especialistas em segurança digital, partidos políticos e instituições, como universidades, Ministério Público e Polícia Federal.

A campanha tem o título Urna Eletrônica: é segura, é fácil de checar, é do Brasil e, segundo o TSE, não gerou custos aos cofres públicos. A professora e escritora Djamila Ribeiro é quem apresenta as peças publicitárias.

Vale lembrar que a Câmara dos Deputados rejeitou uma Proposta de Emenda à Constituição para implantar o voto impresso no país. Com isso, o sistema eletrônico está mantido para as eleições de 2022.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Postagens Relacionadas

Leave a Comment